Arquitetura

Matosinhos é também terra de arquitectura, pois acolhe obras de conceituados arquitectos como Alvaro Siza (natural de Matosinhos) e Eduardo Souto Moura (natural do Porto), dois portugueses reconhecidos com o prémio Pritzker.

De salientar ainda a obra de Nicolau Nasoni presente na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. Atualmente existe a Casa da Arquitetura / Centro Português de Arquitetura onde pode ver diversas exposições.

Exponor – Feira Internacional do Porto e Aeroporto Francisco Sá Carneiro

O Parque de Exposições localiza-se em Leça da Palmeira – Matosinhos, a 8 minutos da Casa Rietsch, a 10 minutos do centro do Porto e do Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, a 500 metros do Porto de Leixões, e com excelentes acessibilidades à A28, garantindo assim uma comunicação rodoviária com a Galiza e o resto do país.

A Exponor conta com 200.000m², dos quais cerca de 50.000m² são cobertos. Conta com 6 pavilhões de diversas dimensões, um auditório para 945 pessoas, bem como mais de 5000m² de galerias polivalentes e várias salas. É ainda servido por um parque de estacionamento com 2500 lugares.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro

O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, também conhecido como aeroporto do Porto fica a 10 minutos.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, foi distinguido como o melhor aeroporto da Europa em 2018 na categoria de cinco a 15 milhões de passageiros. Este é um prémio de grande relevância que tem por base indicadores como atendimento, cortesia dos funcionários,  limpeza das instalações e conforto.

Festa de S. João – Proximidade à Cidade do Porto

No mês de junho celebram-se os Santos Populares um pouco por todo o Portugal e em Matosinhos e no Porto não é exceção.

A Festa do S. João do Porto, que se celebra de 23 para 24 de junho, atrai milhares de pessoas não só à cidade do Porto, mas também a Matosinhos. É época de conviver nos bailes e nas ruas deslocando-se a tascas e restaurantes para comer a tradicional Sardinha Assada na brasa que é tão apreciada.

Caminhos de Santiago

Desde a Idade Média que há a tradição das peregrinações a Santiago de Compostela, na Galiza.

Matosinhos é um dos concelhos com profunda ligação aos Caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela, e é um ponto importante de passagem para todos os peregrinos que fazem o Caminho Português. Aqui pode descansar, aproveitar o mar e a gastronomia para retemperar as forças.

Praias e Surf

Matosinhos tem 15 km de praias e é possível praticar surf em diversas praias do concelho, mas é na Praia de Matosinhos que estão concentradas a maior parte das Escolas de surf, pois tem um areal extenso e protegido pelos paredões do Porto de Leixões. Na Praia de Matosinhos é possível praticar surf e bodyboard o ano inteiro, pois mesmo em pleno inverno a temperatura da água é amena, podendo estar a 14 graus centígrados. As ondas estão maiores entre novembro e abril.

As escolas de Surf proporcionam aulas de surf e de bodyboard, alugam equipamentos, no verão fazem campos de férias.

O Porto & Matosinhos Wave Series, que tem decorrido nos últimos anos nas praias de Matosinhos e do Porto, entre março e outubro, tem trazido muitos atletas e espectadores a Matosinhos. Para além das competições há workshops e outras atividades ligadas ao surf e ao mar.

No verão, todas as praias do concelho estão cheias de veraneantes.

A Praia e as ruas de Matosinhos estão cheias de gente que se delicia no extenso areal a apanhar banhos de sol e a tomar banho num mar calmo ou então aproveitam para fazer uma experiência de surf.

Festa do Senhor de Matosinhos

A Festa do Senhor de Matosinhos é uma das mais importantes romarias do norte de Portugal, que tem a duração de três semanas e que ocorre entre maio e junho de cada ano. Para além da festa religiosa, há também atividades culturais e desportivas, as diversões, as tasquinhas, as tradicionais sardinhas assadas, a feira de loiça.
Os pontos altos da Festa do Senhor de Matosinhos são a procissão e o fogo de artificio, que é um dos maiores espetáculos pirotécnicos do país com duração aproximada de 20 minutos e é acompanhado de música.

Gastronomia

Matosinhos, terra de mar e de pescadores, tem uma gastronomia rica que vem sendo cada vez mais apreciada tanto a nível nacional como internacional, e por isso a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver iniciativas para promover o Concelho. É o caso da criação da marca “World’s Best Fish” e o Festival do Peixe e do Marisco – aMAR Matosinhos que decorre entre agosto e setembro.

Matosinhos tem cerca de 600 restaurantes onde são servidos os mais diversos pratos de peixe e marisco frescos, cozinhados das mais diversas formas, mas os mais apreciados são os grelhados na brasa.

Casa Rietsch está localizada numa rua sossegada, mas bem perto do centro e dos melhores restaurantes, para poder apreciar a boa gastronomia.